Versículo da Semana...

"Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes." Efésios 6.15

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Bateria...levitas na percussão

"Bom Jovens, sou o Markin baterista da UMADAC  e da AGNUS DEI e gostaria de compartilhar com vocês esse artigo de Ramon Tessmann sobre a BATERIA, sua história e algumas dicas bem legais, não só para nós "Bateras" mais acho que para todos nos músicos assembleianos. Nós temos um trabalho bem complicado de levar a igreja a adorar à Deus, pois esse é o trabalho de um levitaa.."



Auxílio ao baterista - Por Ramon Tessmann
"Bateria... instrumento causador de grandes polêmicas na década de 80 em muitos lugares. Já foi considerado diabólico e impróprio para o serviço do louvor na igreja. No entanto, este instrumento superou muitos preconceitos e hoje está presente na maioria das comunidades, tanto nas liberais quanto nas tradicionais. Mas apesar desta grande revolução ter ocorrido, é extremamente difícil encontrar estudos ou artigos voltados ao baterista. Apesar de a bateria ser um instrumento tão comum no ambiente evangélico, é raro encontrar dicas de auxílio aos instrumentistas envolvidos com instrumentos de percussão. Por esta razão decidi escrever este artigo, que abordará alguns temas relacionados. Observe:
Sensibilidade e Auto-controle
Bem, a primeira coisa que o baterista deve entender é que ele deve tocar o seu instrumento com bastante sensibilidade. Sabendo baixar e levantar o volume nas horas certas. Observamos que é muito difícil ter controle de volume, principalmente em lugares pequenos onde batidas fracas causam grande barulho, ou mesmo em lugares onde há muito reverb devido à acústica ruim. Os nossos bateristas (Min. Vida Nova), por exemplo, tocam num lugar onde há muito reverb, fazendo-os utilizar os pratos de condução e de ataque de forma mais leve, assim como a cúpula do P.C. Outra idéia é "abafar" a bateria com estopas ou pedaços de retalhos e fita colante, assim como pedaços de fita nos pratos. Isto permitirá que o baterista toque com mais força, sem fazer muito barulho. O baterista também deve tomar cuidado para não se empolgar, fazendo barulho excessivo, principalmente em músicas lentas. 
Deve estar Atento
O baterista deve estar atento ao mover da reunião. Como a bateria não é um instrumento melódico, haverá momentos que ela nem precisará ser tocada, dependo de como o Espírito Santo estiver agindo. Às vezes será melhor utilizar baquetas com "esponjas" para preencher a melodias nos pratos, sem precisar fazer ritmo. Em outras ocasiões, a bateria será mais necessária que outros instrumentos, quando a igreja estiver alegre e jubilosa, por exemplo. Neste caso o baterista poderá se soltar mais, mas sempre atento ao dirigente de louvor. Muitos podem estar se perguntando: Como posso saber que direção tomar? Como vou saber qual o mover da reunião? Bem, antes de tudo você deve orar antes da reunião para pedir especificamente que o Espírito o dirija, dizendo sempre o que fazer nos cânticos que serão entoados. Tenha este hábito e depois de algum tempo você notará uma grande diferença em seu modo de tocar.                                      
Técnica e estudo
O baterista deve ser um músico de muita dedicação ao seu instrumento. Ele deve estudar várias técnicas, leitura da partitura, treinar o ouvido etc. Isto é obrigatório porque ele será o guia do grupo de louvor na hora do culto. Todos os instrumentos seguirão o seu compasso, ritmo, velocidade. Se o baterista aumentar a velocidade em um cântico, por exemplo, todos aumentarão também, incluindo a igreja. Ninguém consegue cantar ou tocar com um baterista que toca desordenadamente. Por esta razão ele deve sempre estar ensaiando ao lado de um metrônomo, que pode ser comprado a um preço de R$ 50,00 em lojas de instrumentos musicais. Isto evitará que ele adiante ou atrase as músicas na hora do culto.         
Cuidado para não chamar a Atenção!
Este é um tópico que merece atenção especial. O baterista deve ter todo o cuidado para não chamar atenção da platéia para si. Como um adorador, o baterista deve estar disposto a entregar suas mais bonitas "viradas" a Deus, seus ritmos mais difíceis devem ser executados em louvor ao Senhor. Você deve entender que aquela hora de adoração não é hora para show, workshop, ou treinamento. Na hora do louvor, o baterista deve adorar a Deus em espírito, deve elevar sua mente a Deus, para entregar-lhe o melhor com toda sinceridade no coração. Cuidado para não "querer mostrar" o que sabe, ou "mostrar que sabe" tocar bateria ou que é um bom baterista! Se você sabe adorar a Deus tocando bateria, você já é um bom baterista!  
Conclusão 
» Os bateristas devem ser dedicados ao estudo;
» Devem estar atentos ao mover;
» Devem ter sensibilidade;
» Devem buscar direção do Espírito antes da cada reunião;
» Devem louvar a Deus, e não apenas tocar."


"Então espero que vocês tenham curtido bastante essas dicas. 
Fiquem na Paz do Senhor. Abração!!
Markin, Batera."




Pessoal, esse post foi enviado pelo jovem Marcos Oliveira (Markin Batera).

Você também pode mandar seu artigo para nosso blog, é simples, escolha um tema e escreva sobre.
Depois, envie para umadac12@gmail.com, ele passará por uma avaliação e então postado no nosso blog, no marcador "Bate-papo". 
Afinal, em um bate-papo, todos devem falar.
Não esqueça de deixar o seu comentário

Um comentário:

  1. Paz do Senhor
    Gostei muito do seu artigo, Markin. Sinal de que você se preocupa com o verdadeiro louvor dentro da igreja. Precisamos de jovens que levam à sério as coisas de Deus.

    ResponderExcluir